sábado, junio 03, 2006

3o Seminário Nacional - O Professor e a Leitura do Jornal


No Brasil, os projetos de formação continuada estão a mostrar que os professores, principalmente os de Ensino Fundamental e Médio, enfrentam problemas na esfera da leitura de jornais. É variada e diversa a origem desses problemas, mas pode ser afirmado que, além das dificuldades econômicas e de tempo, o próprio manejo do jornal, enquanto um suporte para a circulação de informações e organização da docência, vai perdendo o seu vigor junto ao magistério. Por entender que a mídia impressa - dentro dela a imprensa – tem uma relação direta com a atualização dos cidadãos, o conhecimento de versões da realidade social, a opinião pública e, atualmente, no movimento inevitável da globalização, com o destino do nosso planeta, não resta dúvida que os jornais têm importância fundamental para a escola e para todos os tipos de ensino ali praticados. Por entender que o acesso a jornais, com o conseqüente usufruto dos seus conteúdos, é um componente imprescindível nos processos de formação básica e continuada de todos os professores, vimos realizando, bianualmente, desde o ano 2002, o ‘Seminário Nacional – O Professor e a Leitura do Jornal”.
Esse entendimento se mantém firme e inabalável na consciência dos organizadores; tanto é assim, que além de ampla divulgação dos resultados dos dois eventos anteriores, hoje on line no site da Acorde http://www.acordeduca.com.br/ , reúnem-se esforços e energias para a continuidade desse trabalho na tentativa de colaborar para com a melhoria da qualidade da nossa educação e escolas.
...
Nunca é demais lembrar que, no Brasil, são muitos os desafios rumo à consolidação de uma sociedade leitora. Dentre eles, colocam-se aqueles mais diretamente voltados à figura do professor, ou seja, o profissional formalmente encarregado pela introdução e permanência das novas gerações no universo da escrita através da alfabetização e do letramento. E tendo em vista que o ensino e o conhecimento são impulsionados por processos de leitura e escrita, cabe ao professor, no exercício das suas responsabilidades, ter intimidade com todos os veículos que se utilizam da escrita como meio para a amplificação e circulação de idéias em sociedade.
...
No extenso rol desses veículos, desde Gutenberg, os diferentes tipos de jornais ocupam uma posição insubstituível. Em síntese, justificam este evento:
• A relação existente entre cidadania e leitura de jornais: tomando-se o cidadão como um ser que se atualiza permanentemente sobre os temas da sua realidade social, o acesso e o usufruto dos produtos da imprensa escrita são fundamentais ao conhecimento, à atualização dos cidadãos e, portanto, às práticas de cidadania; • A relação que deve existir entre os jornais e as escolas em termos de promoção da leitura de um veículo específico (o jornal), que tece em si um complexo de linguagens, de gêneros discursivos e de diferentes pontos de vista sobre os fatos sociais; • A necessidade de uma maior presença do jornal na vida dos professores para que estes, através de um hábito incorporado, possam acompanhar as discussões e transformações das suas áreas de conhecimento, das disciplinas do currículo escolar, além de permitir o enriquecimento das suas atividades de ensino. • O relativo descaso das autoridades educacionais em relação à necessidade de jornais nas escolas não somente para o usufruto dos professores, mas também como importante veículo de desenvolvimento de hábitos de leitura junto ao alunado dos vários níveis no ensino. Em que pesem as muitas leis e resoluções sobre essa matéria (presença e disponibilidade de um ou mais jornais na escola), o problema ainda persiste dentro do sistema educacional brasileiro.
...
Objetivos - A meta principal desta 3ª edição do Seminário está mais diretamente voltada à discussão de uma “base comum nacional” que venha a orientar e sistematizar o uso do jornal na educação dentro do território brasileiro. Dessa forma, além do aprofundamento e a consolidação de princípios norteadores (políticos e pedagógicos), havemos de sugerir, aos organismos governamentais, procedimentos que venham possibilitar uma presença definitiva – ou, no mínimo, menos sazonal e esporádica - do jornal no cotidiano das escolas e na vida dos professores.
No horizonte desse propósito mais abrangente, situam-se os seguintes objetivos específicos:
• Propiciar exposições e debates a respeito das exigências teórico-conceituais para a organização de programas voltados ao uso de jornais na educação escolarizada; • Reunir e aproximar os resultados de pesquisas e estudos nacionais, que utilizam(ram) jornais no incremento dos processos de ensino e da aprendizagem em todos os níveis;• Congregar os responsáveis por programas de jornal-educação, abrindo perspectivas para a partilha de suas filosofias, formas de proceder, dificuldades e resultados até agora obtidos; • Propor moções e ações que venham a servir como possibilidades concretas e contínuas de acesso e utilização de jornais em ambientes escolares, seja no ensino-aprendizagem, seja na atualização e/ou formação continuada dos professores. • Aproximar, na forma de uma feira cultural dinâmica, vários tipos de mídia no intuito de fazê-las interagir entre si e com os visitantes (participantes do seminário e comunidade); assim, as linguagens verbais e não-verbais, os veículos de base escrita, sonora e imagética serão reunidos no local do evento a fim de destacar o escopo das competências da leitura na atualidade.
ObjetivosHistórico - Anais1o Seminário - 20022o Seminário - 2004Atenção!A inscrição de trabalhos vai até 15/junho/2006
Información obtenida de la lista histedebr:
Para obter maiores informações sobre o HISTEDBR, acesse o seguinte endereço:http://www.histedbr.fae.unicamp.br

No hay comentarios.: